Descoberta Proteína que favorece o Câncer

Ciência e  Saúde.

 Segundo estudo, proteína que espalha câncer no corpo gosta de gordura.

Designada pela sigla: CD36, foi identificada , pela primeira vez, uma proteína específica que aparece em todas as células cancerígenas. O estudo revelou que ela á responsável pela metástase, quando o câncer se espalha para outras partes do corpo, dificultando o tratamento do câncer e muitas vezes levando ao óbito.


No artigo,Targeting metastasis-initiating cells through the fatty acid receptor CD36, publicado pela revista Nature, em 07 de dezembro de 2016, decreve um estudo realizado em parceiria por cinco instituições localizadas em Barcelonas. A finalidade da pesquisa era descobrir a relação entre o receptor de membrana CD36 e a ativação da metástase em cânceres humanos.

A metástase ocorre quando algumas células do tumor se desprendem e se instalam em outros lugares, causando uma proliferação do carcinoma no corpo do paciente.

O receptor CD36 é uma proteína, que transporta ácido graxo (gordura) para dentro da célula, portanto, estando sempre na superfície, ou seja, na membrana plasmática. Segundo Salvador Aznar, líder da pesquisa, esta proteína “É a porta de entrada dos ácidos graxos que provêm do meio externo, da dieta ou de algum outro tecido”.

No estudo, ratos inoculados com células tumorais e que seguiram uma dieta normal, tiveram metástase em 30% dos organismos. Em contrapartida, quando estas cobaias eram alimentadas com uma “dieta de lanchonete” com 15% a mais de gorduras, a metástase ocorreu em 80% dos organismos.

Por que esta descoberta é importante?
Porque normalmente quando uma célula se desprende de um organismo, ela se destrói e é eliminada do corpo. Mas uma célula cancerígena não se destrói, no entanto ela precisa de energia para sobreviver até se prender a outro órgão.

Como estão em busca de uma nova área do corpo, as células cancerígenas estão em uma luta pela sobrevivência contra o organismo, por isso consomem gordura. É nessa parte, do processo, que a proteína CD36 entra com o seu trabalho. Ela retira do ambiente externo às células cancerígenas, a gordura que elas precisam. De modo que, dispondo de energia acumulada, elas vencem as barreiras criadas pelo corpo e ataca vários órgãos.


Comentários